terça-feira, 20 de julho de 2010

OLHO DE HORUS...




Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo egipcio muito antigo que significa proteção, ampliação da visão, poder e cura. Era um dos amuletos mais poderosos usados no Egito.
Seu simbolismo está diretamente ligado ao poder do "olho que tudo vê", e da capacidade de enxergar alem das aparencias. O Olho de Horus, ou Olho de Rá, como tambem é conhecido, é semelhante ao olho de um falcão.
Conta a lenda que Nut e Geb tiveram 4 filhos: Osíris, Isis, Seth e Nephthys. Osíris casou-se com Isis e tornou-se Rei da Terra, governando-a durante muitos anos. Seth invejava a posição de Osíris e um dia, motivado pela inveja, o matou. Osíris foi para o mundo subterrâneo e Seth pode então ocupar seu lugar, tornando-se Rei da Terra.
Hórus, Deus Egipcio do Céu e filho de Osiris, decide vingar a morte do pai e reconquistar o trono. Ao lutar com Seth tem o olho esquerdo arrancado, e em seu lugar colocado o olho de um falcão. Como esse olho ainda não lhe permitia ter uma visão total, e para que pudesse enxergar melhor, colocaram sobre sua cabeça uma serpente. Após sua recuperação Horus pode organizar novos combates que o levaram a uma vitória final sobre Seth.

O Olho de Horus e a serpente passaram a representar o poder real, tanto que os faraós passaram a pintar seus olhos como o de Horus e a usar serpentes esculpidas em suas coroas.

O Olho de Horus era, e ainda é, considerado o símbolo da indestrutibilidade que pode auxiliar no processo de renascimento e transformação.

Existem dois tipos de Olhos de Hórus, o direito e o esquerdo. O direito simboliza o Sol, o poder do masculino, a capacidade de enxergar os planos fisico e mental, o concreto, a capacifadede ver com clareza os detalhes de uma situação. O esquerdo simboliza seu oposto, a Lua, o poder do feminino, os sentimentos, a intuição, a capacidade de enxergar o desconhecido, o sombrio e o emocional.